Esportes
Aspectos para treinamento de Goleiros no Futsal
O maior desafio dos treinadores é desenvolver técnicas marcadas por vícios que já acompanham o jogador. Mesmo que para ele funcione ocasionalmente, essa falha técnica uma hora o comprometerá. Com a evolução do futsal e as novas exigências táticas, técnicas, físicas e psicológicas do jogo aos atletas, torna-se inevitável o surgimento de novas propostas de treinamento, pois as metodologias existentes podem, em algum momento, deixar de estimular o desenvolvimento dos atletas e refletir de forma negativa em seu desempenho individual e coletivo.
Os novos métodos para o desenvolvimento dos atletas devem proporcionar desafios para motivar a prática e incorporar uma cultura de respeito aos princípios táticos, defensivos e ofensivos, sendo estes adequados ao nível de desenvolvimento do jogador.
As análises técnico-táticas, obtidas durante os jogos e treinamentos, nos permitem elaborar intervenções capazes de melhorar a produtividade individual e coletiva dos atletas. Veja alguns aspectos que devem ser trabalhados para o goleiro:
DESLOCAMENTOS: treinamento para membros inferiores, utilizando deslocamentos que os goleiros utilizam durante uma partida. Esses exercícios são de máxima importância porque servem de base para o restante da temporada, eles consistem dentro de suas variações em: deslocamento lateral, deslocamento para frente e deslocamento para trás.
BOLAS RASTEIRAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.
BOLAS MÉDIAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.
BOLAS ALTAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.
AGILIDADE: deslocar-se de um ponto ao outro o mais rápido possível utilizando fundamentos técnicos.
TEMPO DE REAÇÃO/VELOCIDADE DE REAÇÃO: capacidade de reagir na menor unidade de tempo possível a situações não previstas no desenvolvimento do jogo. Criar exercícios que exijam reação rápida.
SAÍDAS: situações que o goleiro deixa o gol para executar uma defesa. Esse tipo de treinamento é dividido em: saída em bolas altas, com pegada e/ou socando a bola; e saída em baixo, que pode ser de joelhos, guarda baixa com os joelhos bem flexionados, guarda alta quase na posição em pé.
RECUPERAÇÃO: tipo de defesa muito usada pelos goleiros de futsal, este tipo de treinamento consiste em executar exercícios com mais de uma defesa, sempre variando o lado da defesa e o tipo de bola.
REPOSIÇÃO DE BOLA: com as mãos sendo: lançamento clássico, direto, de baixo para cima e bola rápida. Com os pés: passe e lançamento.
TREINO TÉCNICO: exercícios de todos os fundamentos, corrigindo posicionamento e movimento técnico.
RESISTÊNCIA DE VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam entre 30 a 90 segundos por exercício.
VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam de 0 a 10 segundos por exercício.
Por que comprar esse material?
Depoimentos de produtos de Educação Física
Tenho dúvidas sobre o Produto. Como entro em contato?
Como recebo a compra?
Após a confirmação do pagamento, a plataforma de enviará os dados para o acesso. Se você não receber imediatamente, verifique na caixa de SPAM do seu email.
Vou ter suporte após a compra?
Se houver alguma dúvida sobre o material, basta entrar em contato com o Whatsapp e solicitar o que você precisa.
Quero comprar mais de um produto. Tem desconto?
Os descontos não são dados pela compra aqui no site. Porém, verifique na página de compra porque sempre aparece ofertas para os alunos. Caso queira produtos específicos que não estejam lá, entre em contato pelo whatsapp.




