Posicionamento e deslocamento no Voleibol

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000003616/md.0000040115.jpg

O voleibol compõe-se de seis movimentos técnicos básicos. Independentemente que a cada um disso tem sua variante, na cada um deles também são característicos diferentes deslocações e posições que estão intrínsecos na execução técnica e em seu ensino é difícil os tratar de forma independente. Existem sobretudo certas posições do corpo (posturas) que como fundamentos técnicos básicos, se são comuns e característicos à motricidade especifica do jogo de voleibol.
Ambos aspectos (deslocação e a posição) na maioria dos casos formam a fase preparatória dos diferentes fundamentos técnicos do jogo. A realização tanto de uma como de outra depende do caráter do fundamento e da situação de jogo que exista.
Os aspectos gerais a ter em conta na posição e deslocação dos jogadores são:
  • A cabeça e a mirada à frente
  • Tronco ligeiramente inclinado para atrás
  • Pernas semiflexionadas
  • Os pés um mais adiante que outro
  • Pontas dos pés dirigidas à frente
  • Os braços ligeiramente flexionados à frente ou aos lados do corpo
No voleibol existem três posições básicas: a alta, a posição média e a baixa, sendo as duas últimas as mais caraterísticas do jogo. Isto quer dizer, que a posição comum do jogador durante todo o jogo é a média. Nesta forma se deslocará ou estará na fase de espera da bola já seja para defender ou para arrematar.
A posição alta adota-se pelo geral em momentos relativamente de pouca concentração ou seja em momentos nos quais não obrigatoriamente se está na espera direta da bola.
Um exemplo deles é o momento no qual o rematador se desloca desde adentro do terreno(exemplo: zona IV) para fora, buscando seu impulso diagonal para um suposto passo do qual será objeto. A posição média é a mais utilizada e manifesta-se tanto na espera de uma bola como do momento do contato com o mesmo (exemplo): defesa do saque, passe, etc. A posição profunda emprega-se principalmente ou bem para fazer contato direto com a bola ou para desde essa postura se deslocar de forma explosiva em busca da bola (exemplo: defesa do campo).

As deslocações podem ser curtas (até dois metros) e longos (mais de dois metros). Os primeiros são dos mais característicos no jogo e realizam-se principalmente em forma de passagem ou de saltos enquanto os segundos (longos) intervêm em grande parte a sucessão de passos, as carreiras e a combinação de todas as formas mencionadas.

Para conseguir resultados satisfatórios nas deslocações, é necessário desenvolver as capacidades físicas especiais. Fundamentalmente refere-se à rapidez de reação. A rapidez de movimentos está constituída pelos seguintes aspetos:
  • Sentido de antecipação
  • Rapidez para correr e deslocar-se para diante - atrás e direita - esquerda
  • Rapidez de mudança de direção durante as deslocações
  • Rapidez combinando giros e quedas.
  • Desde o início da aprendizagem qualquer perdida do sentido do equilíbrio, alteração neuromotora ou desbalance muscular pode-me impedir um correto desempenho atividade motriz.

Por que comprar esse material?


Depoimentos de produtos de Educação Física


Tenho dúvidas sobre o Produto. Como entro em contato?

Você pode entrar em contato pelo whatsapp (84) 992216616 ou pelo Email queroconteudo@gmail.com

Como recebo a compra?

Após a confirmação do pagamento, a plataforma de enviará os dados para o acesso. Se você não receber imediatamente, verifique na caixa de SPAM do seu email.

Vou ter suporte após a compra?

Se houver alguma dúvida sobre o material, basta entrar em contato com o Whatsapp e solicitar o que você precisa.

Quero comprar mais de um produto. Tem desconto?

Os descontos não são dados pela compra aqui no site. Porém, verifique na página de compra porque sempre aparece ofertas para os alunos. Caso queira produtos específicos que não estejam lá, entre em contato pelo whatsapp.