Esportes
Treinamento tático da recepção de saque no Voleibol
A base de uma boa recepção do saque, muitas vezes não está na qualidade técnica das atletas que fazem parte da recepção, mas de uma boa estrutura tática.
Preocupa-se em primeiro lugar, como definir as atletas que fariam parte desta estrutura, observando os seguintes aspectos: qualidade técnica da execução da manchete, condições de adaptação ao esquema tático proposto, coragem, qualidade de deslocamentos. A proposta foi de utilizarmos a estrutura de três passadoras nas seis posições. Nossas passadoras seriam as jogadoras atacantes de ponta e a Libero, tendo como opção a jogadora oposta para algumas situações de jogo. A recepção com quatro atletas seria utilizada quando, nosso adversário utilizasse um saque em salto (tipo viagem) com força e eficiência.
Nos treinamentos técnicos foram treinadas além da parte técnica a relação entre as jogadoras da posição 6 e 1 e das posições 6 e 5, alternando as atletas. As novas táticas de saque (saque partindo de qualquer ponto de fundo quadra) a partir de 1996 promoveram uma grande alteração no sistema de recepção. Muitas vezes o jogador que executa a recepção deverá atacar do fundo. Numa mesma sessão de treinamento a recepção deve ser treinada de forma variada, para que haja uma boa adaptação das atletas as situações solicitadas no jogo.
A atleta deve realizar gestos que serão aplicados no jogo, na sequência do jogo, tomando decisões nos momentos adequados. Treinamentos devem ser realizados prevendo estas situações, tais como jogos de 1 x 1, atacante de fundo contra atacante de fundo após a recepção, obrigando a efetivação do ataque, independente do tipo de saque aplicado pelo adversário. A qualidade da recepção definirá a possibilidade do primeiro ataque da equipe e a velocidade do jogo. No período da tarde os treinamentos foram dirigidos para esta relação, ou seja, o treinamento das situações de jogo, com "jogos combinados", exercícios que proporcionam situações imprevistas e situações preestabelecidas de jogo.
O ajuste da recepção dependendo da colocação do sacador adversário, e do tipo de saque, deve ser treinada em situações de continuidade de jogo. Uma das formas que podemos utilizar são os exercícios em forma de competição.
Exemplo: Saque e Recepção 3 contra 3; duas equipes sendo uma em recepção e outra em saque. A equipe que saca efetua 20 saques, a pontuação para a equipe que recebe é feita a cada recepção perfeita ou a cada erro de saque do adversário, perdendo um ponto a cada "ace" do adversário. Após os 20 saques, troca-se de função, passando a equipe que sacou a receber e vice e verso.
Vence o jogo, aquele que realizar maior numero de pontos em melhor de 5 sets. No Anexo XXII, Campeonato Mundial Juvenil, apresenta-se situações de jogo, onde a tática de recepção foi modificada em função da eficiência do saque adversário. Optou-se pela inclusão da jogadora de saída de rede (oposta a levantadora) para receber o saque da equipe da República Theca, pois estas estavam dirigindo o saque nas nossas jogadoras de ponta. Esta tática de saque estava atrasando o ataque e com tal mudança retomamos o controle do jogo.
Por que comprar esse material?
Depoimentos de produtos de Educação Física
Tenho dúvidas sobre o Produto. Como entro em contato?
Como recebo a compra?
Após a confirmação do pagamento, a plataforma de enviará os dados para o acesso. Se você não receber imediatamente, verifique na caixa de SPAM do seu email.
Vou ter suporte após a compra?
Se houver alguma dúvida sobre o material, basta entrar em contato com o Whatsapp e solicitar o que você precisa.
Quero comprar mais de um produto. Tem desconto?
Os descontos não são dados pela compra aqui no site. Porém, verifique na página de compra porque sempre aparece ofertas para os alunos. Caso queira produtos específicos que não estejam lá, entre em contato pelo whatsapp.



