Avaliação Antropométrica e alguns métodos

Resultado de imagem para avaliação antropométrica


Avaliação antropométrica é o método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional. É apontada como sendo o melhor parâmetro para avaliar o estado nutricional de grupos populacionais, possibilita diagnósticos individuais e de coletivo e prediz o desempenho.


Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.

Dobras cutâneas
As dobras cutâneas nos dão a estimativa da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros, e para tal procedimento, utiliza-se o adipômetro, também chamado de compasso de dobras cutâneas. Este é um método de fácil obtenção de dados e baixo custo, sendo útil e praticável em grandes estudos de campo.  A somatória das dobras, aplicadas a um protocolo específico ao caso, prediz a adequação de gordura corporal em porcentagem

Circunferências
As circunferências predizem gordura corporal e analisam os padrões de distribuição dessa gordura. As circunferências que podem ser mensuradas são: pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho.  A relação das circunferências da cintura e do quadril (C/Q) pode ser usada para identificação do risco de doença cardiovascular.

Índice de massa corporal (IMC)
O IMC é obtido a partir do peso de um indivíduo dividido por sua estatura ao quadrado. É recomendado para o diagnóstico e classificação da obesidade, porém não expressa a composição corporal relativa ou quantitativa. O IMC juntamente com outras variáveis, como por exemplo a circunferência da cintura, permite a identificação de risco de doenças cardiovasculares e analisam os padrões de distribuição da gordura corporal.

Bioimpedância
Um outro método de avaliação da composição corporal é a bioimpedância, que baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade (800 microA - 50 kHz), que percorre o corpo, medindo a resistência que é oferecida pelos vários tecidos do organismo, quantidade de água corporal total, percentual de gordura e massa magra corporal.  

Apesar de ser um método com boa validação científica, não invasivo, prático, simples e de fácil manejo, existem alguns pré-requisitos para que seu resultado seja fidedigno, dependendo de grande cooperação do avaliado.

A utilização de cada método dependerá das características do indivíduo (atletas, não atletas, pacientes com patologias, crianças, adolescentes, etc). Porém, com a utilização de mais do que um método pode ser necessária – como usar o IMC e as circunferências da cintura e quadril em indivíduos sedentários -, tornado o diagnóstico mais apropriado. 


Por que comprar esse material?


Depoimentos de produtos de Educação Física


Tenho dúvidas sobre o Produto. Como entro em contato?

Você pode entrar em contato pelo whatsapp (84) 992216616 ou pelo Email queroconteudo@gmail.com

Como recebo a compra?

Após a confirmação do pagamento, a plataforma de enviará os dados para o acesso. Se você não receber imediatamente, verifique na caixa de SPAM do seu email.

Vou ter suporte após a compra?

Se houver alguma dúvida sobre o material, basta entrar em contato com o Whatsapp e solicitar o que você precisa.

Quero comprar mais de um produto. Tem desconto?

Os descontos não são dados pela compra aqui no site. Porém, verifique na página de compra porque sempre aparece ofertas para os alunos. Caso queira produtos específicos que não estejam lá, entre em contato pelo whatsapp.